Formiga protege pulgão e reduz parasitismo em pimentão
Exclusão de Tapinoma ibericum eleva em 22,2% o número de múmias de Aphis gossypii
A Kubota Corporation liderou um aporte de € 6,5 milhões na Kilter AS, startup norueguesa de tecnologia agrícola focada em pulverização ultrasseletiva para controle de plantas daninhas em culturas de alto valor. A rodada pré-Série B contou com participação de SBG Invest AS, Pymwymic e Nufarm. Os recursos financiarão a expansão internacional e o avanço da tecnologia.
Kubota e Kilter firmaram acordo de parceria para distribuir o robô AX-1 nas redes de concessionários da Kubota na Alemanha e na Holanda a partir de 2026.
A Kilter desenvolveu uma solução autônoma com inteligência artificial que opera com precisão em grade de 6 por 6 milímetros. O robô aplica gotas individuais de herbicida diretamente sobre as plantas daninhas. A empresa afirma que o sistema contribui para elevar a produtividade ao favorecer solos e plantas.
A trajetória da Kilter começou em 2015 como projeto de robótica dentro da Adigo Mechatronics, empresa norueguesa de inovação e design. A companhia tornou-se independente em 2020. A empresa consolidou presença na Noruega, Suécia e Alemanha. Agora planeja ampliar a atuação.
A solução atende produtores de culturas de alto valor e suporta mais de 15 culturas. A empresa pretende expandir pilotos para novas culturas e reforçar a distribuição na Alemanha e na Holanda.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura