Comissão da Câmara aprova projeto que muda cálculo do ITR
Proposta proíbe uso de base do IPTU para cobrança do imposto rural
O 3° Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono será realizado entre os dias 23 e 24 de setembro, das 8h às 18h, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, CS Consultoria Ambiental, Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e Embrapa.
A programação abordará temas como a conjuntura das negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o carbono na produção agropecuária, o mercado de carbono, as movimentações financeiras baseadas em carbono e os desafios e oportunidades para os biocombustíveis ligados à agricultura de baixa emissão de carbono.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial (https://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/3-congresso-baixo-emissao-de-carbono).
23/09/2025 (terça-feira)
8h – 12h30
Palestra de abertura
• Conhecendo a Conferência das Partes (COPs)
Painel: Conjuntura das negociações da COP
• Negociações da COP 29 para o setor agrícola – Avanços e necessidades
Gustavo Mozzer | Embrapa
• O que esperar da COP 30 para o setor agrícola – Planejamento e Expectativas
Rogério Mello | UPL
• Estratégias para mostrar a verdadeira imagem da agricultura sustentável brasileira
Gustavo Spadotti | Embrapa
14h – 16h
Painel: Mercado de Carbono
• Sistema Plantio Direto restaura o estoque de carbono do solo em biomas brasileiros e contribui para a solução climática
Juca Sá | Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto
• Políticas Públicas para sustentar o setor agropecuário – papel do governo
16h – 18h
Painel: Carbono na Produção Agropecuária
• Agricultura Baixo Carbono – Papel do Produtor rural: técnicas de sequestro e redução de emissões em nível de fazenda
Henrique Debiasi | Embrapa
• Pecuária Baixo Carbono – Papel do Produtor rural: técnicas de sequestro e redução de emissões em nível de fazenda
Emerson Nunes | Cocamar
• Floresta - Papel do Produtor rural: técnicas de sequestro e redução de emissões em nível de fazenda
8h – 10h
Painel: O Carbono no mercado financeiro
• Panorama do mercado financeiro internacional relativo a Carbono
Charles Santos | CS Comercial
• Panorama do mercado financeiro nacional relativo a Carbono agrícola
Leonardo Gava | CBI
10h – 12h
Painel: Movimentações financeiras baseadas em Carbono
• Oportunidades em linhas de créditos para produtores alinhados com a sustentabilidade
• Oportunidades em seguros agrícolas créditos para produtores alinhados com a sustentabilidade
Odair Machado | Eng. Agrônomo
• Investimento em Fundos de Carbono
14h00 – 17h40
• O papel dos Biocombustíveis na Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: Desafios e Oportunidades
Priscila Sabaini | Embrapa
• RenovaBio: Política brasileira de sucesso para biocombustíveis
Priscila Sabaini | Embrapa
• Perspectivas e Mercado dos Biocombustíveis
José Luis Zotin | Cenpes/Petrobras
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura