Workshop aborda nematoides na cafeicultura em MG

Evento será nesta quinta-feira (28/9), no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio

27.08.2025 | 14:31 (UTC -3)
Mila Cristian

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a partir das 8h, o município de Patrocínio (MG) irá sediar a 2ª edição do Workshop Nematoide na Cafeicultura. O evento será realizado no Centro de Excelência do Café e traz como tema principal “Nematoides na Cafeicultura: Diagnóstico, Convivência e Contenção da Disseminação”.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é uma das apoiadoras técnicas e participa da programação com a difusão de pesquisas, técnicas e tecnologias voltadas para o manejo dos parasitas. Em Minas Gerais, os nematoides estão entre as principais pragas agrícolas, com grande impacto sobre as lavouras de café e outras culturas. 

O evento surgiu a partir de uma demanda do Centro de Pesquisas Cafeeiras de Carmo do Paranaíba e Região (CPCCAP), gerido pela Associação de Cafeicultores da Região de Carmo do Paranaíba (Assocafé). Preocupada com a presença dos nematoides na cafeicultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Assocafé, em conjunto com a Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado Mineiro (Fundaccer), apontou a necessidade de compreender melhor o problema, difundir tecnologias para o manejo e, principalmente, evitar a disseminação.

Por meio da Fundaccer, a Epamig passou a contribuir tanto na organização quanto no aspecto técnico do evento. Assim, em 2023, foi realizado o 1º Workshop Desafios dos Nematoides na Cafeicultura do Cerrado.

“Entendemos a importância do tema e observamos a satisfação dos participantes da primeira edição. Diante disso, propusemos a continuidade, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), para debater novas demandas do produtor, a lacuna de informações e as formas de contenção dos nematoides”, destacou Vinícius Teixeira Andrade, pesquisador da Epamig.

A programação da 2ª edição do workshop inclui palestras e debates técnicos conduzidos por pesquisadores da EPAMIG e representantes de instituições como Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Educampo, entre outras.

“É um evento de discussão, principalmente. Vamos abordar as legislações relacionadas aos nematoides que atacam a cafeicultura, desde a produção de mudas até o manejo das áreas já afetadas. Também trataremos da questão do maquinário alugado, que é um forte disseminador. A ideia é buscar regulamentações que evitem a entrada do patógeno na lavoura e sua propagação para outras regiões”, acrescentou Vinícius.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025