Syngenta mira IPO em Hong Kong de até US$ 10 bilhões em 2026

Oferta pode figurar entre as maiores do mundo no ano e inclui venda de até 20% das ações

05.02.2026 | 09:19 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Agência Reuters

O Syngenta Group, que pertence à  estatal chinesa Sinochem, planeja uma oferta pública inicial (IPO) em Hong Kong que pode levantar até US$ 10 bilhões em 2026. A operação colocaria a companhia entre os maiores IPOs globais do ano. A empresa negocia com bancos para estruturar a oferta. As conversas envolvem instituições globais e chinesas. As informações foram divulgadas pela Agência Reuters.

As fontes ouvidas pela agência de notícias indicam que a Syngenta pode vender até 20% do capital. O tamanho final e o calendário ainda dependem das condições de mercado. Mudanças seguem possíveis.

A companhia afirmou que não comenta rumores de mercado. Disse que avalia estratégias de acesso ao mercado de capitais conforme o cenário e os interesses dos acionistas. Reforçou a intenção de retornar ao mercado quando considerar o momento adequado.

Parte dos recursos do IPO deve reduzir o endividamento, segundo pessoas com conhecimento do plano.

A listagem em Hong Kong ocorreria quase dois anos após a Syngenta desistir do pedido de IPO em Xangai. À época, a empresa citou o ambiente do setor e sua estratégia de desenvolvimento para a decisão. Ano passado, circularam informações sobre a abertura de capital em Hong Kong (veja mais em "Syngenta avalia abrir capital em Hong Kong").

A Sinochem, ou Sinochem Holdings Corporation Ltd., é uma empresa estatal chinesa, de propriedade do governo da República Popular da China. É supervisionada diretamente pela Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado (SASAC), órgão responsável por gerenciar as empresas estatais do país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp