RS Safra 2025/26: clima seco eleva atenção para soja
Emater/RS aponta estresse hídrico pontual, preços em queda para grãos e cenário variável nas hortaliças e frutas
Integrado ao Show Rural Coopavel desde 2019, o Show Rural Digital se consolidou como um dos principais espaços de inovação e transformação digital do evento, que chega à 38ª edição. De 9 a 13 de fevereiro, a área reunirá 60 apresentações e atividades, além de dezenas de expositores, conectando produtores, cooperativas, startups, empresas e especialistas em tecnologia.
Segundo o coordenador do espaço, José Rodrigues da Costa Neto, a edição de 2026 terá expansão de expositores, atrações e conteúdos. Um dos destaques da programação é o Fórum Internacional das Cooperativas, marcado para terça-feira (10), com participação de CEOs e diretores técnicos de cooperativas do Brasil, Paraguai e Argentina, voltado ao debate sobre o futuro do cooperativismo.
A programação inclui ainda o Hackathon, maratona de mais de 40 horas para o desenvolvimento de soluções voltadas a demandas reais do agronegócio. A equipe vencedora será premiada com uma visita a um ecossistema de inovação da América do Sul.
Entre os temas em pauta estão inteligência artificial no agro, cibersegurança, eventos climáticos extremos, agricultura de precisão, biotecnologia e valorização de resíduos. O público também poderá participar de rodadas de negócios, painéis com fundos de investimento e ações de inovação aberta, como o Iguassu Valley Show.
O espaço mantém iniciativas voltadas à diversidade, como o Founders Mulheres, que reunirá cerca de 150 mulheres do Oeste do Paraná em atividades sobre liderança feminina e participação no ecossistema de startups. O Show Rural Digital conta com parceria do Governo do Paraná, Sebrae, Fiep, UTFPR, Biopark, Ocepar e Iguassu Valley.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura