RS Safra 2025/26: soja avança lentamente
Estiagem e dificuldades de crédito freiam plantio das culturas de verão
 
                                                                                     
                                                A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) emitiu parecer favorável à aprovação do biofungicida Evoca, primeiro produto da empresa belga Biotalys. A decisão marca o início da fase final do processo regulatório, com 15 dias para manifestações públicas.
Simultaneamente, a EPA publicou norma isentando o ingrediente ativo do Evoca da exigência de limites máximos de resíduos.
O Evoca atua contra fungos causadores de mofo-cinzento e oídio. Desenvolvido a partir de proteínas, o produto não agride o meio ambiente nem organismos benéficos, informa a Biotalys. O Comitê de Ação contra Resistência a Fungicidas (FRAC) reconheceu seu novo modo de ação, atribuindo o código F10.
Segundo Kevin Helash, CEO da Biotalys, o avanço representa uma conquista inédita para um biofungicida à base de proteína nos Estados Unidos. Ele destaca que a plataforma da empresa permite desenvolver soluções escaláveis, com ação direcionada e consistência no controle.
A aprovação do Evoca também abrirá caminho para a submissão regulatória da versão Evoca NG, com formulação aprimorada. A empresa espera um processo mais ágil por utilizar o mesmo ingrediente ativo.
 
                    Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura