Estudo confirma eficiência da irrigação na bananicultura
Resultados preliminares indicam menor tempo de produção e mais pencas por cacho com sistemas adequados ao solo
As condições climáticas mais estáveis registradas na última semana favoreceram o avanço do desenvolvimento das lavouras de soja e milho no Paraná. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado hoje (27/11) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), mais de 90% das áreas de ambas as culturas apresentam boas condições em campo.
De acordo com o analista do Deral, Edmar Wardensk Gervasio, a elevação das temperaturas, os períodos de sol e a redução das chuvas criaram um cenário mais adequado para o desenvolvimento das plantas. Ele destaca que o milho da primeira safra 2025/26 já está totalmente implantado, enquanto o plantio da soja atingiu 97% nesta semana.
No caso do milho, foram plantados 339,8 mil hectares — um aumento de quase 21% em relação ao ciclo anterior. Dessas áreas, 93% estão em condição boa, 6% em condição mediana e apenas 1% em condição ruim.
Na soja, o plantio soma 5,58 milhões de hectares dos 5,77 milhões previstos. Entre as áreas já implantadas, 92% apresentam condição boa, 7% condição mediana e 1% condição ruim, percentual semelhante ao registrado no milho.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura