Produção de soja na safra 2024/25 atinge recorde histórico
Levantamento da StoneX indica que o avanço decorre da revisão positiva da produtividade na Bahia
A pesquisa sobre o volume de produção agroindustrial, do FGVAgro, revela que a Agroindústria registrou uma leve alta de 1% em abril ante março (já considerando os ajustes sazonais). Esse resultado foi puxado, principalmente, pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (1,7%). O segmento de Produtos Não Alimentícios também registrou expansão, mas em um ritmo bem menor: 0,2%.
Em contrapartida, ao analisar a comparação interanual, a Agroindústria, em abril ante o mesmo mês do ano passado, registrou queda (-3,5%). Contudo, é importante ressaltar que tivemos um mês de abril mais curto. Enquanto em 2025 o mês de abril contou com 20 dias úteis, o de 2024 teve 22 dias úteis.
Naturalmente, essa diferença de 10% no número de dias úteis influencia nas variações sem controle do efeito-calendário, tal como a variação interanual. O resultado negativo foi derivado tanto do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (-3,7%), quanto de Produtos Não Alimentícios (-3,3%).
No acumulado do ano, a produção agroindustrial teve uma ligeira alta de 0,3% frente ao mesmo período de 2024. Até março, o crescimento acumulado no ano era de 1,7%, ou seja, o crescimento desacelerou de forma significativa entre março e abril de 2025.
Segundo análise do FGVAgro, como a maioria dos setores da agroindústria apresentou o mesmo comportamento, a questão permanece: a Agroindústria está desacelerando, tal qual os demais segmentos da economia brasileira ou houve apenas uma contração decorrente de um mês de abril mais curto (isto é, com menor número de dias úteis)? Apenas os dados do próximo mês poderão responder essa questão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura