AgroGalaxy reduz prejuízo e avança em reestruturação

Companhia encerra 2T25 com corte de custos e menor perda financeira

27.10.2025 | 14:45 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Bruno Costa

A AgroGalaxy (B3: AGXY3) encerrou o segundo trimestre de 2025 (2T25) com prejuízo ajustado de R$ 136 milhões, redução de 62,5% em relação aos R$ 362 milhões negativos registrados no mesmo período do ano passado. O resultado reflete o avanço na execução do plano de recuperação judicial e a adoção de medidas de controle de custos e otimização do capital de giro.

As despesas gerais e administrativas caíram 53% frente ao segundo trimestre de 2024, representando uma economia de R$ 68 milhões. Segundo a companhia, a redução decorre da reestruturação do modelo organizacional, implementada para tornar as operações mais enxutas e sustentáveis.

A receita líquida somou R$ 251 milhões, sendo R$ 114 milhões em insumos agrícolas e R$ 137 milhões em originação de grãos — queda de 76% na comparação anual. A retração foi impulsionada pela menor comercialização de insumos e pela redução na receita de grãos.

Para o CEO da AgroGalaxy, Eron Martins, o desempenho deve ser analisado considerando a nova estrutura da empresa. “Os resultados do 2T25 refletem a execução disciplinada do nosso plano de recuperação judicial e a transição para um modelo de negócio mais sólido e financeiramente sustentável. Reduzimos custos, simplificamos processos e mantivemos a operação ativa no cenário mais desafiador dos últimos anos”, destacou.

O lucro bruto ajustado ficou negativo em R$ 3 milhões, ante R$ 51 milhões positivos no 2T24. A margem bruta ajustada consolidada ficou em -1,2% (vs. 4,8% no ano anterior) e, no segmento de insumos, em 3,8% (vs. 19,5% no 2T24). O Ebitda ajustado foi negativo em R$ 97 milhões, ainda influenciado pela queda na receita e no volume faturado.

Novo posicionamento de marca

O trimestre também marcou a consolidação do novo posicionamento de marca da AgroGalaxy, anunciado em junho. A empresa reforçou a atuação regional com as marcas Agro100, AgroCat e Rural Brasil, mantendo a Sementes Campeã em seu portfólio.

A companhia também manteve a estratégia de diversificação do mix de vendas, com os produtos de especialidades representando 18% da receita de insumos. Houve ainda avanços nos processos de crédito e recebimento.

Presente em nove estados e 649 municípios, atualmente a AgroGalaxy conta com 63 lojas, 14 silos e uma unidade de sementes.

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