AGCO 35 anos: trajetória e revolução sustentável da agricultura brasileira

Por Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul

08.07.2025 | 09:54 (UTC -3)

Em 2025, a AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, celebra 35 anos de história. Presente em mais de 170 países, a empresa se consolidou como protagonista global no desenvolvimento de máquinas e tecnologias voltadas ao agronegócio. No Brasil, sua atuação está diretamente relacionada à evolução que o setor viveu nas últimas décadas.

De 1990 até os dias de hoje, a agricultura brasileira protagonizou um grande salto de produtividade e tecnologia. A produção de grãos no Brasil cresceu quase 500%, enquanto a área cultivada aumentou apenas 2,2% ao ano. A soja, por exemplo, saltou de 1,5 tonelada por hectare para mais de 4 toneladas por hectare, um avanço de 173%, segundo Estudo da Embrapa “Visão 2030: O Futuro da Agricultura Brasileira”.

Além disso, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país consolidou o cultivo de três safras por ano, com cerca de 30 milhões de hectares em sistemas contínuos de plantio e assumiu a liderança global em exportações de produtos como soja, carne bovina e frango.

Esse crescimento se deu, sobretudo, por meio de iniciativas como o melhoramento genético de sementes, mais produtivas e resistentes a pragas e condições climáticas adversas, adoção de práticas sustentáveis, como o plantio direto, que contribuiu para a preservação do solo e uso mais eficiente dos recursos naturais. Tecnologias de agricultura de precisão, como sensores e GPS, aliados à análise de dados, também permitiram um manejo mais eficiente e personalizado das lavouras.

E a AGCO esteve presente em cada uma dessas transformações. Com um portfólio que inclui suas marcas Fendt, Massey Ferguson, Valtra e PTx, a companhia impulsionou a transformação agrícola. Suas soluções ajudaram a mecanizar, digitalizar e tornar mais sustentável o processo de produção agrícola no Brasil e no mundo. Da introdução de tratores com piloto automático ao desenvolvimento de plantadeiras com sensores e controles de produtividade inteligentes, a AGCO antecipou tendências e respondeu às necessidades de produtores rurais de todos os perfis e regiões.

A sustentabilidade se consolidou como um dos pilares centrais da estratégia da AGCO, que estabeleceu metas ambiciosas de descarbonização, rastreabilidade, agricultura regenerativa, orgânica de alta produtividade, bem-estar animal, saúde do solo e segurança dos colaboradores. Suas tecnologias estão cada vez mais voltadas à produção de baixo impacto, com destaque para soluções que contribuem com o sequestro de carbono no solo, o uso eficiente de fertilizantes e o avanço da agricultura digital.

No foco dessa trajetória está o produtor rural. Para a AGCO, colocar o agricultor no centro de tudo significa desenvolver soluções que atendam à realidade do campo, respeitando as características regionais e fortalecendo a experiência com produtos descomplicados, confiáveis e acessíveis. Com cerca de 550 concessionárias na América do Sul, cinco unidades estrategicamente localizadas no Brasil e duas na Argentina, a AGCO se conecta diretamente com o produtor rural.

Investimentos nas fábricas de Mogi das Cruzes (SP), Canoas (RS), Ibirubá (RS) e Santa Rosa (RS) e inauguração do Centro de Transmissões Reman da América Latina, com sede em Jundiaí (SP), e do Centro de Desenvolvimento de Plantadeiras em Ibirubá (RS), garantiram a produção local de equipamentos inovadores, além da exportação de tecnologia brasileira para mercados estratégicos como Estados Unidos, Europa, África e América Latina, reforçando a importância do Brasil no desenvolvimento de tecnologia agrícola.

Ao completar 35 anos, a AGCO celebra um legado de inovação e confiança construído junto aos agricultores e reafirma seu propósito de alimentar o mundo de forma inteligente e responsável, colocando o agricultor no centro das decisões e da inovação.

Por Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025