Workshop aborda integração da IA na classificação do arroz

Evento reuniu as indústrias associadas ao SindArroz-SC para uma aula sobre as novas tendências do setor orizícola

26.11.2025 | 14:54 (UTC -3)
Shaiane Corrêa

Para encerrar o período de atividades de 2025 e ampliar o conhecimento de seus associados, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), em parceria com a empresa chinesa Anysort, promoveu um workshop com tema “IA aplicada à seleção de arroz”, na terça (25/11).

“É sempre importante a gente se reunir para trocar ideias, compartilhar problemas e apresentar soluções. Hoje nós tivemos uma aula sobre integração da IA na seleção e classificação de arroz, pensando no aperfeiçoamento da indústria para reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a qualidade do produto que chega até a mesa do consumidor”, destaca o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.

A palestra, ministrada pelo especialista em sistemas de análise de imagem e fluxo de beneficiamento e seleção de grãos da Anysort, Jean Carlos de Souza, apresentou uma nova tecnologia, que integra inteligência artificial em máquinas de seleção e que podem ser incluídas nos processos de beneficiamento e seleção dos grãos de arroz produzidos no estado.

“Somos parceiros do SindArroz-SC e trazer eventos como esse, para apresentar novas tecnologias e novas tendencias de mercado para melhorar toda a cadeia de seleção, classificação e processamento de arroz no estado é muito importante”, conta o diretor comercial da Anysort no Brasil, Fernando Kuskowski.

Para o tesoureiro do SindArroz-SC, Raul Olivo, o workshop foi uma excelente oportunidade para os associados perceberem como a tecnologia pode otimizar o trabalho da lavoura à indústria.

“O mercado sempre vai nos cobrar melhorias e evolução e eu acredito que é papel do Sindicato promover a evolução do seu setor, então pretendemos realizar mais eventos como esse”, afirma Olivo.

Debates sobre a crise no setor orizícola

Ainda durante o workshop, o SindArroz-SC aproveitou a oportunidade para levantar o debate sobre ações conjuntas para enfrentar os desafios impostos pela crise econômica na cadeia produtiva do arroz, que se estende desde o início de 2025.

Diante de um cenário de instabilidade econômica e crescente pressão sobre os produtores e indústrias, a pauta central foi o fortalecimento das parcerias políticas e a necessidade de consolidar a união da classe orizícola como estratégia fundamental para garantir a sustentabilidade do setor.

No encontro, destacou-se a importância de uma atuação coordenada que envolva lideranças setoriais, autoridades públicas e demais elos da cadeia produtiva, com foco em políticas públicas de incentivo, defesa comercial e valorização do arroz nacional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura