RS Safra 2024/25: clima prejudica hortaliças no Estado
Chuvas e baixa luminosidade favorecem doenças e atrasam manejo de campo em várias culturas
A Syngenta comunicou que obteve o registro no Brasil de uma tecnologia voltada ao combate de nematoides e doenças de solo. Conforme a empresa, ciclobutrifluram - marca comercial Tymirium - oferece controle contra nematoides e patógenos como Fusarium spp., Macrophomina spp. e Sclerotinia spp.
Com ação nematicida e fungicida, a molécula pode ser aplicada em diversas culturas. Atua de forma sistêmica e proporciona proteção prolongada, o que favorece o aumento da produtividade.
Além de proteger a planta acima e abaixo do solo, Tymirium contribui para a preservação da saúde do solo. Apresenta baixa toxicidade, não interfere na atividade macro e microbiológica e é compatível com produtos biológicos, informa a Syngenta. A alta seletividade garante segurança para polinizadores e outros insetos benéficos.
Segundo Fernando Godinho, pesquisador e professor do Instituto Federal Goiano, a tecnologia representa um avanço no manejo integrado de nematoides. A flexibilidade na aplicação e a residualidade da molécula tornam o produto uma ferramenta versátil no campo.
Leo Zappe, diretor de marketing seedcare da Syngenta, disse que o lançamento marca um passo importante para a agricultura sustentável. A nova solução fortalece o sistema radicular, melhora o aproveitamento de nutrientes e amplia a tolerância das plantas a estresses bióticos e abióticos.
ATUALIZAÇÃO (05/07/2025): ainda não há produtos comerciais contendo a molécula ciclobutrifluram registrados no Brasil. Esta matéria refere-se à publicação do deferimento do registro de "ciclobutrifluram técnico", etapa anterior à comercialização.
Há pedidos de registro dos seguintes produtos comerciais: Onvivis (ciclobutrifluram); Onvivis Pro (ciclobutrifluram); Perzavo (ciclobutrifluram); Perzavo Pro (ciclobutrifluram); Terxavo (ciclobutrifluram); Vaniva (ciclobutrifluram); e Victrato Gold (ciclobutrifluram; difenoconazol; fludioxonil; metalaxil-M)..
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura