Sorgo ganha espaço e avança como alternativa ao milho
Produção deve dobrar em cinco anos, com menor custo e maior tolerância à seca
A Embrapa apresentou alternativas para aumentar a produtividade em solos arenosos durante a Expocanas 2026, realizada em Nova Alvorada do Sul (MS). Entre as estratégias destacadas estão a diversificação de culturas e o manejo do solo para ampliar a resiliência produtiva.
Durante o evento, a instituição demonstrou sistemas com cana-de-açúcar, amendoim, milheto, milho safrinha e sorgo granífero. A proposta é reduzir riscos em áreas com baixa retenção de água e maior instabilidade climática.
A diversificação foi apontada como uma das principais alternativas para esses ambientes. Segundo o consultor Rogério Hidalgo Barbosa, o amendoim tem se mostrado uma opção viável em áreas onde a soja enfrenta limitações. “É melhor abrir com amendoim do que com soja. E o amendoim é uma alternativa importante para a rotação de culturas”, afirmou.
Ele também destacou que a cultura pode contribuir para maior estabilidade produtiva. “Existe maior risco de perda de soja do que de amendoim em solos arenosos”, disse.
Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste ressaltaram que o modelo tradicional de sucessão soja-milho nem sempre é o mais adequado para esses ambientes. Segundo o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, a construção do solo é fator determinante para o desempenho das lavouras. “Quando se eleva a matéria orgânica, é possível aumentar a retenção de água e criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das plantas”, explicou.
O uso de plantas de cobertura e a formação de palhada também contribuem para reduzir a temperatura do solo e melhorar as condições produtivas, especialmente em cenários de estresse hídrico e térmico.
Na segunda safra, culturas como sorgo e milheto têm ganhado espaço por sua maior tolerância às condições adversas. De acordo com o pesquisador Cícero Beserra Menezes, essas culturas combinam resiliência e eficiência no uso de recursos. “O milheto é campeão em resiliência, o sorgo é especialista em eficiência hídrica”, destacou.
Outro ponto abordado foi o avanço do etanol de cereais, que amplia a demanda por milho e sorgo. Para José Fabiano, do setor industrial, o cenário abre novas oportunidades ao produtor. “Há espaço para expansão, especialmente para o sorgo, com maior demanda da indústria”, afirmou.
Segundo a Embrapa, sistemas diversificados e bem manejados tendem a ser mais produtivos e resilientes, contribuindo para a sustentabilidade da produção em solos arenosos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura