Guilherme Terribili assume nova função na EuroChem
Executivo passa a responder pela diretoria comercial e de operações Cerrado, reforçando a atuação da empresa na região
                                                                                     
                                                A indução da senescência em folhas basais de batata elevou o apetite e a atração olfativa do pulgão-verde (Myzus persicae) em plantas jovens. O envelhecimento natural, por outro lado, não gerou o mesmo efeito nos insetos.
Pesquisadores testaram o comportamento alimentar e olfativo dos pulgões em plantas jovens e maduras de batata. A senescência foi provocada por cobertura das folhas com tecido escuro e permeável a gases.
Em plantas maduras, foram analisadas folhas naturalmente senescentes. A confirmação do envelhecimento foliar deu-se por redução nos níveis de clorofila e proteína.
Nas plantas jovens, a senescência induzida aumentou o consumo de seiva pelos pulgões e também sua atração pelos odores emitidos. Já em plantas maduras, os insetos evitaram as folhas envelhecidas, escolhendo consistentemente folhas apicais não senescentes nos testes de alimentação e olfato.
A análise de compostos voláteis mostrou que folhas apicais de plantas maduras liberaram mais beta-cariofileno que folhas senescentes. Esse composto pode ter papel na maior atratividade das folhas saudáveis.
Os autores destacam que práticas agrícolas que evitam a indução precoce da senescência podem ajudar no controle de pulgões.
Outras informações em doi.org/10.1002/ps.70294
                    Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura