São Paulo apreende mais de 6 mil mudas cítricas irregulares

Operação da Defesa Agropecuária reforça ações de prevenção ao HLB (greening) na citricultura paulista

15.07.2026 | 15:16 (UTC -3)
Felipe Nunes

Nesta terça-feira, 14 de julho, servidores da Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) localizaram um viveiro de mudas cítricas que funcionava de maneira irregular no município de Itaberá. Durante a fiscalização, servidores constataram irregularidades fitossanitárias, documentais e estruturais, resultando na apreensão de 6.480 (seis mil, quatrocentos e oitenta) mudas.

“Cada muda irregular retirada de circulação representa um risco a menos para a citricultura paulista. O greening não tem cura, por isso a prevenção é o caminho. Garantir que as mudas tenham origem certificada é proteger a produção, os empregos e um setor que é fundamental para São Paulo.” acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Geraldo Melo Filho.

Desde o início dos anos 2000, a Defesa Agropecuária adota regras para a produção das mudas cítricas. Estas normas passaram por alterações ao longo do tempo, de forma a se adequar as evoluções necessárias, tanto fitossanitárias, quanto de ordem operacional e produtiva.

Dentre as normas para a produção de mudas cítricas no Estado de São Paulo estão a necessidade do viveiro ser telado à prova de insetos vetores, sistemas de desinfecção de calçados e ferramentas, a origem da genética, já que toda borbulha utilizada na enxertia deve ter, obrigatoriamente, origem de uma planta matriz ou borbulheira cadastrada e fiscalizada pela Defesa Agropecuária, a comprovação por laudo de que os lotes estão livres de doenças como Phytophtora e Nematóides, entre outras, conforme estabelece a Portaria Defesa 14 de 2023.

A Defesa Agropecuária informa que a venda ambulante deste tipo de material (mudas de cítricas, sejam limões, limas, tangerinas e laranjas) é proibida.O comércio/comerciante deve ser cadastrado e emitir certificados fitossanitários na venda de mudas, garantindo que as plantas sejam sadias. É importante que a população saiba que uma planta infectada, por exemplo, com HLB/Greening em seu quintal, pode contaminar pomares comerciais que estão a quilômetros de distância.

As exigências integram o conjunto de ações adotadas pelo Governo de São Paulo para o enfrentamento ao Greening, doença que ameaça a citricultura em todo o mundo.

Novas diretrizes

No último dia 6 de julho, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria Defesa nº 46 de 2026 que regulamenta a Resolução SAA nº 32/2026 e que dispõe sobre a classificação dos municípios paulistas quanto à incidência do HLB/Greening. A partir de agora, municípios paulistas passam a ser classificados como localidades de baixa ou alta incidência considerando dados consolidados dos relatórios semestrais e levantamentos fitossanitários realizados pela Defesa Agropecuária.

De acordo com a Portaria, para a classificação dos municípios nas faixas de incidência, serão consideradas no mínimo, 10% das propriedades cadastradas com área cultivada de citros ou, alternativamente, através de levantamento amostral conduzido pela Defesa Agropecuária.

Ainda de acordo com a publicação, a classificação será revista anualmente, no mês de maio com base nos dados do ano anterior. “A medida tem como objetivo incentivar os municípios nos quais a citricultura tem impacto econômico, a intensificarem junto a produtores, suas ações de controle e sobretudo, de erradicação de plantas doentes em suas áreas de produção”, destaca Alexandre Paloschi, chefe do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal.

Com isso, a erradicação de plantas doentes passa a ser definida de forma diferente para cada uma das áreas. Produtores que possuem árvores adultas doentes e que tenham áreas de produção em municípios com alta incidência, não necessitam mais realizar a erradicação compulsória. Nestes locais, a eliminação passa a ser exigida apenas para plantas novas, de até três (3) anos. Já nos municípios de baixa incidência, a erradicação permanece obrigatória para todas as idades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp