Rumo abre processo seletivo para o Programa de Estágio 2025
Inscrições para vagas no Paraná, Mato Grosso e São Paulo podem ser feitas até 6 de agosto
O governo do Rio Grande do Sul assinou, nesta quarta-feira (23/7), mais 24 convênios com municípios para a reconstrução de estradas rurais danificadas pelas enchentes. Os recursos, de até R$ 300 mil por cidade, são destinados exclusivamente a municípios que decretaram situação de emergência em 2024.
A iniciativa integra o programa executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Com os novos convênios, o total repassado já chega a R$ 107 milhões, beneficiando 297 dos 356 municípios inscritos no edital. Os demais seguem com os processos em andamento.
Durante a cerimônia de assinatura, realizada na sede da Seapi, o secretário Edivilson Brum destacou o caráter municipalista da iniciativa e a importância da recuperação das estradas vicinais para o escoamento da produção, o transporte escolar e o acesso a serviços básicos.
Cada município deve apresentar plano de trabalho para utilizar os recursos na contratação de horas-máquina e compra de insumos como cascalho, saibro e brita. Os investimentos têm como objetivo restabelecer a trafegabilidade no meio rural e mitigar os impactos das catástrofes climáticas no campo.
Entre os municípios contemplados estão Braga, que utilizará os recursos para recuperar cerca de 30 km de estradas, e Minas do Leão, que pretende melhorar aproximadamente 130 km de vias utilizadas pelo setor agropecuário local.
A medida faz parte do Plano Rio Grande, lançado na Expointer 2023, e que inclui ainda ações como o Avançar Poços e Consulta Popular, que também tiveram novos repasses confirmados durante o ato.
A lista completa dos 24 municípios que firmaram convênio nesta etapa inclui cidades como Farroupilha, Viamão, Capão do Leão, Garibaldi, Crissiumal e Arroio dos Ratos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura