Projeto da Epagri aposta em café especial em SC

Iniciativa gera dados para produção sustentável e renda à agricultura familiar

08.04.2026 | 15:45 (UTC -3)
Isabela Schwengber, edição Revista Cultivar
<br>

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) aprovou recentemente, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), o projeto Café+SC, com o objetivo de gerar informações técnicas para a produção de café especial no estado, com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social. A iniciativa aposta no cultivo em sistema sombreado como alternativa de diversificação e geração de renda para a agricultura familiar.

A proposta integra pesquisa e extensão rural e inclui a análise de risco climático para o cultivo de café, além do estudo de aspectos ecofisiológicos de variedades de Coffea arabica em sistemas agroflorestais. O projeto é coordenado pela pesquisadora da Epagri/Ciram, Valeria Pohlmann, e conta com financiamento da Fapesc.

Na fase atual, equipes realizam a coleta de dados em propriedades rurais nas principais regiões produtoras catarinenses, como Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Vale do Rio Uruguai. São avaliados o desenvolvimento das plantas e a produtividade, com dados obtidos diretamente no campo.

As informações coletadas serão integradas a dados de clima e solo disponíveis em bases científicas e no banco da Epagri/Ciram, permitindo aprimorar a análise de risco climático da cultura. Segundo a pesquisadora, essa etapa é fundamental para validar as áreas mapeadas e aumentar a precisão das recomendações para o planejamento agrícola.

O projeto também conta com o apoio de extensionistas da Epagri, que atuam na articulação com os produtores e no acompanhamento das áreas de estudo, fortalecendo a conexão entre pesquisa e campo.

Experimento compara cultivo sombreado e a pleno sol

Bananeira é uma das espécies que pode ser usada no sombreamento do café
Bananeira é uma das espécies que pode ser usada no sombreamento do café

Uma segunda frente da pesquisa será conduzida no Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão (Cetuba), onde serão comparados cultivos de café em sistema agroflorestal e a pleno sol. A partir de agosto, serão avaliadas cinco variedades: Arara, Siriema, Mundo Novo IAC 376-4, IPR Alvorada e IPR Pérola.

O experimento incluirá medições manuais e por sensoriamento remoto, além da instalação de sensores para monitoramento de radiação fotossinteticamente ativa, temperatura e umidade do ar e do solo. Os dados serão cruzados com variáveis meteorológicas e modelos matemáticos.

A expectativa é compreender como o sombreamento influencia o desempenho das variedades e sua adaptação às condições locais. Os resultados devem subsidiar a elaboração de mapas de aptidão para o cultivo de café sombreado em Santa Catarina, além de orientar protocolos técnicos de manejo e monitoramento.

O projeto Café+SC é executado por pesquisadores da Epagri/Ciram, incluindo Elisângela Benedet da Silva, Cristina Pandolfo, Fabio Martinho Zambonim, Gabriel Berenhauser Leite, Guilherme Ari Ferreira de Oliveira e Luiz Fernando de Novaes Vianna.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp