Inmet: previsão do tempo entre os dias 16 a 22 de dezembro
Informativo Meteorológico nº 48/2025 aponta para grandes volumes de chuva em diversas áreas do país
Com foco em apoiar uma nova geração de gestores no agro, a Cargill acaba de formar a terceira turma do seu Programa de Sucessores do Agronegócio. Entre agosto e dezembro de 2025, os participantes tiveram acesso a nomes relevantes do agronegócio brasileiro, incluindo especialistas Cargill de diversas áreas e docentes selecionados pelo Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), parceiro da Esalq/USP. Criada em 2023, a iniciativa já formou mais de 60 pessoas.
Voltado para clientes da Cargill no Brasil, o Programa de Sucessores conta com direção acadêmica do Pecege e atua diretamente em um dos desafios do setor: preparar uma nova geração para assumir os desafios dos negócios da família. “A atuação da Cargill no Brasil, que acaba de completar 60 anos, é marcada por essa jornada lado a lado com produtores. Estamos atentos ao que eles precisam e queremos contribuir com soluções, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro. O nosso Programa de Sucessores é pioneiro e foi pensado para reforçar essa parceria”, analisa Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e dos Negócios Agrícolas na América Latina.
O fechamento da turma de 2025, que contou com 18 sucessores, ocorreu em dezembro, com uma visita ao Terminal Exportador de Santos, um dos principais pontos da cadeia logística agrícola brasileira. O grupo acompanhou as operações práticas de exportação de soja e milho, conectando os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do programa com a realidade operacional do agronegócio.
O grupo também se reuniu com Paulo Sousa para um momento de trocas de informações e experiências, com uma análise sobre a responsabilidade do agronegócio brasileiro com o futuro da segurança alimentar mundial.
Com aulas presenciais e online, a formação envolveu 60 horas de conteúdo, cobrindo temas essenciais como macroeconomia, trading, derivativos agropecuários, planejamento estratégico, gestão ambiental, negociação, direito, logística, financiamento e outros temas relevantes para o setor.
Quem teve a oportunidade de participar do programa destaca que a experiência agrega conhecimentos e reforça a autoconfiança, mesmo para quem já está inserido no negócio, como é o caso do administrador Vinicius Rossetto. Sua família, que já se dedicava à agricultura no Rio Grande do Sul, em 2005 migrou para o Maranhão, onde já produzia soja, milho e sorgo desde 1997.
Apesar de já ter trabalho em empresas de outros segmentos, Vinicius preferiu retornar à fazenda, para iniciar uma trajetória de desenvolvimento profissional que começou em 2014, com o trabalho no setor de compras. Vinicius, aos 34 anos, reconhece a importância de um processo de sucessão bem estruturado e reforça a necessidade de preparo e planejamento. “Isso é de suma importância! Com as aulas, temos a oportunidade de observar problemas e soluções que enfrentamos no dia a dia Agradeço à Cargill pelo convite”, afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura