PR Safra 2025/26: milho avança com boas condições

Boletim do Deral aponta avanço do plantio e lavouras em boas condições

08.01.2026 | 14:27 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura, edição Revista Cultivar
Foto: Jaelson Lucas
Foto: Jaelson Lucas

A produção de milho no Paraná avança de forma consistente neste início de ano. É o que aponta o Boletim Conjuntural desta semana, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O documento também destaca um cenário favorável para o abastecimento alimentar, com preços mais acessíveis no segmento de hortigranjeiros, beneficiando o consumidor.

Milho

O plantio da segunda safra de milho já teve início em áreas pontuais do Sudoeste do Estado, após a colheita do feijão. Embora a área semeada ainda seja incipiente, a estimativa do Deral é de 2,84 milhões de hectares, projeção 1% superior à da safra anterior e que poderá ser revisada conforme o avanço da colheita da soja.

Na primeira safra, o quadro é amplamente positivo. Cerca de 93% das lavouras estão em boas condições, índice semelhante ao observado em um ano de recorde de produtividade. Com área cultivada de 339 mil hectares, a expectativa é de uma produção de 3,47 milhões de toneladas, consolidando o milho como cultura estratégica tanto para a alimentação animal quanto para o equilíbrio das cadeias agroindustriais paranaenses.

Hortigranjeiros

No mercado de hortigranjeiros, dados da Ceasa Paraná indicam que, na comparação entre 2025 e 2024, a maioria dos produtos apresentou redução de preços no atacado. O movimento reflete a sazonalidade e o planejamento produtivo voltado à adequação da oferta à demanda no período de festas.

Dos 30 principais itens acompanhados, 22 registraram queda nos preços, incluindo produtos básicos como batata, cebola, beterraba e cenoura. Frutas como abacaxi e laranja também apresentaram retração. Se o cenário favorece o consumidor, o Boletim reforça que a organização da oferta e a gestão eficiente seguem sendo determinantes para a sustentabilidade e a rentabilidade da horticultura no Paraná.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura