Parceria capacita futuros líderes do agronegócio

Mais de 100 jovens já passaram pela qualificação promovida pela Bayer com a Faeg Jovens

16.12.2025 | 13:55 (UTC -3)
Roberta Soares

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil no setor agropecuário, com foco na inovação e na sustentabilidade, a Academia de Jovens Líderes do Agro – fruto da parceria entre Bayer e Sistema Faeg-Senar (GO) – já formou mais de 100 talentos, consolidando o compromisso da companhia com o desenvolvimento e a sucessão de novas gerações e lideranças no agronegócio. 

Em sua 5ª edição, a Academia foi além da qualificação profissional, promovendo o desenvolvimento pessoal, o protagonismo e o senso de propósito dos participantes, preparando-os para liderar um agronegócio mais colaborativo, inovador e alinhado às demandas do futuro. A participação no concurso é exclusiva para membros inscritos em grupos do Programa Faeg Jovem. Nesta edição, o programa recebeu mais de 200 inscrições de seus integrantes da rede que reúne cerca de 2.500 membros distribuídos em 195 grupos por todo o estado de Goiás. Após um rigoroso processo seletivo, seis jovens foram selecionados e reconhecidos para a cerimônia realizada na sede da Bayer, em São Paulo. 

Para Francila Calica, diretora de Assuntos Agrícolas e Sustentabilidade Latam da Bayer, a iniciativa representa um marco na formação de lideranças rurais em Goiás. “Nosso foco é oferecer aos jovens mais ferramentas para que sejam protagonistas em suas regiões, promovendo mudanças reais no agro e inspirando novas gerações. A parceria com o Sistema Faeg-Senar (GO) tem sido essencial para ampliar o alcance do programa e aproximar os participantes do mercado”, destaca. 

O impacto da academia é visto nos depoimentos de participantes desta edição, como Átila Prado, engenheiro agrônomo de Goiânia e, Lavinia Roma, estudante de Medicina Veterinária do Instituto Federal Goiano. “A Academia me fez entender o propósito das minhas ações, desenvolver relacionamentos interpessoais e sentir gratidão por alcançar algo que eu sempre sonhei. É uma porta aberta para oportunidades ainda maiores”, conta Átila. Lavinia complementa: “A experiência superou todas as expectativas. Aprendi a lidar com desafios, acreditar no meu potencial e perceber que posso contribuir de forma significativa para o agro.” 

Segundo Murilo Borges de Almeida, representante técnico de vendas de soja da Bayer e um dos responsáveis pela iniciativa, o programa prioriza o desenvolvimento humano, indo muito além da capacitação técnica. “Queríamos que os jovens aprendessem a comunicar, liderar, resolver problemas e tomar decisões com propósito. O mais importante é transformar cada participante, fortalecendo habilidades essenciais para liderar o agro do futuro”, explica.

A cerimônia de reconhecimento da 5ª edição foi realizada na sede da Bayer, em São Paulo, homenageando meses de aprendizado, mentorias e desafios. A expectativa é que estes jovens líderes retornem às suas comunidades como agentes de transformação, aplicando o conhecimento adquirido para impulsionar um agronegócio mais inovador e sustentável, e inspirando uma nova geração de profissionais do campo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura