Parasitoide altera desenvolvimento e reprodução da traça-da-batata

Exposição ao ácaro Pyemotes zhonghuajia modifica ciclo de vida e comportamento olfativo de Phthorimaea operculella

10.12.2025 | 08:08 (UTC -3)
Revista Cultivar
Foto: Merle Shepard, Gerald R Carner, PAC Ooi
Foto: Merle Shepard, Gerald R Carner, PAC Ooi

A presença do parasitoide Pyemotes zhonghuajia acelerou o desenvolvimento da traça-da-batata (Phthorimaea operculella) e reduziu seu período de vida. Esse efeito ocorreu sobretudo na fase larval. A exposição também comprometeu parâmetros reprodutivos. As fêmeas produziram menos ovos.

Análises por cromatografia e espectrometria identificaram 34 voláteis liberados pelo parasitoide. Registros eletroantenográficos mostraram que antenas da praga reagiram à maioria desses compostos. Machos demonstraram maior sensibilidade que fêmeas.

Ensaios em olfatômetro indicaram ausência de resposta comportamental das fêmeas a todos os voláteis testados. Machos avançaram em direção a decanal, 2-undecanona, nonanal, tetrametilpirazina e trimetilpirazina.

As reações induzidas pelo risco de parasitismo revelam trade-offs entre sobrevivência e reprodução. Estudo aponta implicações ecológicas dessas mudanças no histórico de vida da praga. Os resultados reforçam o potencial de P. zhonghuajia como agente de controle biológico em programas de manejo integrado.

Outras informações em doi.org/10.1002/ps.70432

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura