GreenLight estreia no Brasil com Fortivance, solução contra pragas
Tecnologia exclusiva maximiza inseticidas e contribui para sustentabilidade
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá adquirir até 110 mil toneladas de arroz por meio de Contratos de Opção de Venda (COV) de produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A medida, autorizada por portaria interministerial publicada nesta quarta-feira (13), envolve recursos de R$ 181,1 milhões e integra a estratégia de retomada dos estoques públicos.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a compra será feita a preços até 15% acima do valor mínimo do grão, acrescidos de custos logísticos e financeiros, com contratos que poderão vencer entre agosto e outubro. O primeiro leilão deve ocorrer até o fim da próxima semana.
Além dos COV, a Companhia está autorizada a adquirir até 20 mil toneladas de arroz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), mecanismo da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para assegurar remuneração aos produtores.
A nova rodada de apoio soma-se a leilões realizados no final de 2024, quando foram firmados 3.396 contratos, totalizando cerca de 91,7 mil toneladas. As ações buscam conter a queda nos preços internos, influenciada por alta oferta nacional, boas perspectivas para a safra mundial e retomada das exportações asiáticas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura