Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões
Quase 100% da oferta foi vendida em Contratos de Opção de Venda, garantindo preços justos aos produtores
No Congresso Brasileiro do Arroz, realizado em Pelotas (RS) neste mês de agosto, a pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, premiada este ano com o World Food Prize — considerado o Nobel da Agricultura — recebeu uma homenagem do Comitê Estadual de Agricultura de Baixo Carbono do Rio Grande do Sul. O reconhecimento destacou suas contribuições ao desenvolvimento de tecnologias em microbiologia do solo.
A homenagem foi promovida pela Secretaria da Agricultura do RS (Seapi) e pela Superintendência de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA/RS), reconhecendo a trajetória de Mariangela na pesquisa voltada ao aumento da produtividade agrícola e à qualidade dos alimentos. Seu trabalho foca na substituição total ou parcial de fertilizantes químicos por microrganismos com propriedades como a fixação biológica de nitrogênio.
Com mais de 500 publicações técnico-científicas e mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, Mariangela também participou do painel “Desafios e Oportunidades para Uso de Bioinsumos em Arroz Irrigado”, ao lado do pesquisador Solon Cordeiro de Araújo.
Sobre a homenagem, a pesquisadora ressaltou a relação da Embrapa com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A Embrapa é o braço de pesquisa e da ciência do Ministério da Agricultura, e nós somos estreitamente relacionados. O Mapa recebe os resultados de pesquisa para tomar providências legais e garantir a segurança do produtor rural brasileiro. Foi com muito carinho e emoção que recebi essa homenagem”, disse.
Mariangela também destacou o pioneirismo do Rio Grande do Sul no desenvolvimento de tecnologias biológicas. “Os bioinsumos nasceram aqui no Estado, com as primeiras iniciativas de pesquisa e desenvolvimento industrial, a primeira empresa de inoculantes e os primeiros cuidados para criar uma base de legislação. Para mim, essa homenagem conecta meu presente com esse passado histórico que sempre admirei e acompanhei”, concluiu.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura