New Holland amplia portfólio para vinhedos estreitos
Nova colhedora 9.80N apresenta uma cabine aprimorada com maior conforto para o operador
O Itaú BBA e a Mosaic anunciaram, durante a COP30, uma parceria para ampliar o financiamento a produtores rurais que adotem tecnologias de nutrição de plantas e práticas conservacionistas voltadas à redução de emissões e ao aumento da eficiência produtiva. O programa, que teve seu primeiro desembolso no início de novembro, prevê inicialmente atender cerca de 50 propriedades rurais, com um volume de crédito estimado em R$ 250 milhões.
A iniciativa reúne o maior banco de atacado da América Latina e uma das líderes globais em fertilizantes fosfatados. O objetivo é incentivar o uso de fertilizantes de alta tecnologia e insumos de bionutrição da Mosaic em sistemas produtivos que também adotem culturas de cobertura e manejo sustentável no uso de fertilizantes na entressafra — práticas consideradas essenciais para conservação do solo, retenção de água e aumento da biodiversidade.
Segundo o Itaú BBA, produtores que se enquadrarem nos critérios do programa terão condições especiais de financiamento, alinhadas às linhas ESG Agro do banco. Essas modalidades fazem parte da estratégia da instituição para apoiar a transição para uma agricultura de baixa emissão de gases de efeito estufa.
“O desenvolvimento sustentável da produção agrícola brasileira é a premissa dessa união”, destacou Pedro Fernandes (na foto, à esquerda), diretor de Agronegócio do Itaú BBA. “A parceria combina soluções tecnológicas e orientação técnica para fortalecer a produção de alta performance com práticas sustentáveis.”
Para Eduardo Monteiro (na foto, à direita), country manager da Mosaic no Brasil, o manejo adequado do solo será um dos principais ganhos da iniciativa. “Um solo saudável é mais resiliente às mudanças climáticas e pode ajudar a sequestrar carbono. Trabalhamos com soluções cientificamente eficazes que aumentam a produtividade e são sustentáveis”, afirmou.
O projeto será ampliado em uma segunda fase, que deve incluir pastagens e sistemas integrados. Na Mosaic, ações voltadas à saúde do solo e metas de redução de emissões fazem parte da estratégia global da companhia, que desenvolve inovações em nutrição de plantas e animais e atua diretamente ao lado de produtores.
As linhas ESG Agro do Itaú BBA incluem atualmente cinco modalidades temáticas: Bioinsumos – Comercialização, Bioinsumos – Uso, Certificações, Energia Solar e Cobertura. Para aderir a essas linhas, os produtores precisam cumprir critérios socioambientais adicionais aos exigidos nas operações convencionais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura