IPCF registra queda mensal de 9% em janeiro

Indicador recua com avanço dos fertilizantes e dólar em baixa

13.02.2026 | 10:37 (UTC -3)
Carolina Freitas

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) encerrou janeiro em 1,2, com queda de cerca de 9% em relação ao mês anterior.

Em janeiro, as commodities agrícolas subiram, em média, 1,5%, com ganhos puxados por milho (+2%), algodão (+2,5%) e açúcar e etanol (+3,5%). Mesmo com a queda de quase 2% na soja, o conjunto de preços permaneceu em patamar positivo.

No caso do preço dos fertilizantes, houve um aumento de cerca de 5% na média do mês. A safra no Brasil vem avançando e já alcançando quase 10% da área colhida. O câmbio é outro fator relevante e que contribuiu para o resultado considerando-se que, em janeiro, o dólar recuou cerca de 2%, reflexo da manutenção da taxa Selic em patamares elevados no Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp