Inmet: previsão do tempo entre os dias 9 a 16 de fevereiro

Informativo Meteorológico indica acumulados elevados de chuva e calor intenso em parte do país na próxima semana

09.02.2026 | 15:27 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

A semana entre os dias 9 a 16 de fevereiro de 2026 será marcada por chuvas volumosas em áreas das regiões Centro-Oeste, Norte e no Sul do país. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada hoje (9/2) no Informativo Meteorológico nº 06/2026, indica temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. Em contrapartida, áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão registrar temperaturas máximas em declínio, associadas à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tende a favorecer a manutenção de um padrão chuvoso nessas localidades. 

Figura 1: previsão de chuva acumulada (9 a 16 de fevereiro de 2026); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (9 a 16 de fevereiro de 2026); fonte: Inmet

Na Região Norte, são previstos totais de chuva entre 100 mm e 150 mm em 7 dias, com maiores valores previstos para o centro-sul do Pará, e região oeste do Amazonas, principalmente no período entre os dias 12 e 15 de fevereiro. Não há previsão de chuva para áreas do extremo norte, com exceção do Amapá (≈100mm em 7 dias).

Na Região Nordeste, durante toda a semana, as chuvas devem atingir áreas do extremo-oeste dos estados do Maranhão e Piauí, com acumulados entre 60 e 100 mm. Na faixa litorânea no norte do Nordeste, acumulados entre 20 e 50 mm. Nas demais áreas haverá predomínio de sol e um tempo mais seco.

Na Região Centro-Oeste, a previsão para esta semana é de chuvas na maior parte do Mato Grosso e sudoeste de Goiás, com acumulados em torno dos 150 mm, podendo superar os 200 mm em algumas áreas (em 7 dias). As chuvas devem se concentrar entre os dias 09 e 10 em Goiás e fronteira com Mato Grosso. Já para os dias de 14 a 16, no norte do Mato Grosso.

Para a Região Sudeste, há previsão de acumulados de chuva (em 7 dias) em torno de 50 mm, podendo atingir 100 mm em áreas isoladas de São Paulo e Minas Gerais, principalmente entre os dias 09 e 10. Entre os dias 13 e 16, nota-se uma ausência de chuvas entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Já na Região Sul, a previsão é de tempo mais seco entre os dias 10 e 12 (pela manhã). A entrada de uma frente fria provoca chuvas a partir do dia 12 no Rio Grande do Sul, avançando para os demais estados entre os dias 14 e 16. Os acumulados mais expressivos são esperados entre os dias 13 e 15, com destaque para o estado de Santa Catarina, com acumulados de 50 mm em 24h.

Temperaturas

Na Região Norte, a previsão das temperaturas máximas indica, em média, valores entre 28 °C e 32 °C. No entanto, no extremo norte do Amazonas e em Roraima, as máximas apresentam um padrão mais elevado, podendo alcançar valores superiores a 34 °C. As temperaturas mínimas, por sua vez, devem permanecer estáveis, oscilando entre 22 °C e 24 °C.

Na Região Nordeste, a semana será marcada por temperaturas elevadas no interior, com destaque para o leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, além da Bahia, onde as temperaturas máximas devem variar entre 34 °C e 38 °C. Nas demais áreas, as máximas devem oscilar entre 26 °C e 30 °C. As temperaturas mínimas previstas, na maior parte da Região Nordeste, devem permanecer entre 20 °C e 24 °C, contudo, no norte da região, podem superar esse valor.

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas máximas permanecem elevadas no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso, variando entre 34 °C e 38 °C. Entretanto, em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso, as máximas tendem a declinar ao longo da semana, em decorrência do padrão chuvoso associado à atuação da ZCAS, com valores previstos entre 26 °C a 28 °C. Destaca-se que, no dia 13/02, as temperaturas máximas voltam a se elevar em Goiás e no Distrito Federal. As temperaturas mínimas permanecem elevadas no oeste de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no oeste de Goiás, variando entre 22 °C e 24 °C. Por outro lado, no leste de Goiás e no Distrito Federal, as mínimas devem situar-se entre 18 °C e 20 °C.

Na Região Sudeste, a semana deve ser marcada pelo predomínio de temperaturas elevadas no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar 34 °C. Nas demais áreas do Sudeste, especialmente entre o centro e o leste do estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, as máximas permanecem mais amenas, variando entre 24 °C e 28 °C, em função da persistência de um padrão de tempo chuvoso. As temperaturas mínimas, por sua vez, mantêm-se estáveis na maior parte da região, com valores entre 18 °C e 22 °C.

Na Região Sul, a tendência é de manutenção de temperaturas máximas elevadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro e sul do Paraná, onde podem alcançar valores entre 34 °C e 38 °C. No norte do Paraná, por sua vez, a semana deve ser marcada por máximas entre 28 °C e 32 °C. Entretanto, no dia 13/02, as temperaturas devem entrar em declínio no Rio Grande do Sul, com máximas entre 24 °C e 26 °C. As temperaturas mínimas seguem um padrão elevado, com destaque para o oeste dos três estados, onde podem superar 20 °C. A exceção ocorre na região serrana de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná, onde as mínimas devem variar entre 16 °C e 18 °C.

Figura 2: previsão de temperatura máxima para a semana de 09 a 13 de fevereiro de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 2: previsão de temperatura máxima para a semana de 09 a 13 de fevereiro de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp