Publicação destaca papel da tecnologia de aplicação de pesticidas para uso seguro no campo
Orientações técnicas ajudam a aumentar a eficiência dos produtos e a reduzir riscos
A semana entre os dias 3 a 9 de fevereiro de 2026 será marcada por chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil. No Informativo Meteorológico nº 05/2026, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a ocorrência de uma onda de calor na Região Sul, com valores extremos entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
A previsão para a Região Norte é de totais de chuva entre 50 mm e 150 mm, com maiores valores previstos para o sul do Pará e região central do Amazonas. Em relação às temperaturas máximas, os valores devem variar entre 28 ºC e 32 ºC. Entretanto, no extremo norte do Amazonas, no noroeste do Pará e em Roraima, as máximas apresentam um padrão mais elevado, podendo alcançar valores superiores a 34 ºC.
Na Região Nordeste, as chuvas devem atingir áreas do oeste da Bahia ao sul do Maranhão, passando pelo Piauí. A partir do fim de semana, a área de chuva deve se estender também pela faixa leste da região, além de áreas do Sertão. Os acumulados previstos vão de 40 mm no leste de Pernambuco a 150 mm no Piauí. Já as temperaturas devem permanecer elevadas na maior parte do território, com destaque para o leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, além do nordeste da Bahia, onde os valores devem variar entre 36 ºC e 40 ºC. No entanto, entre os dias 5 e 6 de fevereiro, com a previsão de aumento das chuvas nessas áreas, as temperaturas máximas tendem a entrar em declínio, oscilando entre 30 °C e 34 °C.
Na Região Centro-Oeste, a previsão para esta semana é de chuvas em grande parte da região. Os totais de chuva devem ultrapassar os 100 mm em todos os estados da região, e no centro-norte do Mato Grosso, estão previstos mais de 200 mm. As temperaturas máximas permanecerão elevadas entre o oeste de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, variando entre 34 °C e 36 °C. Contudo, entre os dias 5 e 6 de fevereiro, as máximas podem atingir valores entre 38 °C e 40 °C, principalmente no oeste de Mato Grosso do Sul.
Para a Região Sudeste, a previsão indica possibilidade de ocorrência de eventos extremos. Os totais previstos ficam acima dos 100 mm em quase todo o estado de São Paulo, e acima de 150 mm no oeste e norte do estado, além do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. A previsão é de totais de chuva que podem superar os 200 mm no Rio de Janeiro, com o início das chuvas mais intensas previsto entre esta terça (3) e quarta-feira (4). Apenas áreas do norte e nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo têm previsão de acumulados abaixo dos 50 mm. A semana ainda deve ser marcada pelo predomínio de temperaturas elevadas no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, bem como no Rio de Janeiro, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar 32 °C. Nas demais áreas do Sudeste, especialmente entre o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, as temperaturas máximas permanecem mais amenas, variando entre 24 °C e 28 °C.
Já na Região Sul, a previsão é de tempo mais seco no Rio Grande do Sul, com chuvas significativas concentradas no Paraná e Santa Catarina até a quarta-feira (4). Ao longo dos demais dias da semana as chuvas devem ocorrer de maneira isolada no litoral da região. O total de chuva supera os 80 mm entre o litoral e o norte do Paraná. A tendência é de intensificação do calor ao longo da semana, especialmente entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Nessas áreas, as temperaturas máximas podem alcançar valores entre 36 °C e 40 °C, permanecendo entre 5 °C e 7 °C acima da média histórica por até cinco dias consecutivos, o que caracteriza um evento de onda de calor entre os dias 3 e 7 de fevereiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura