Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões
Quase 100% da oferta foi vendida em Contratos de Opção de Venda, garantindo preços justos aos produtores
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva concentrada em áreas isoladas do país entre 25 e 31 de agosto, enquanto grande parte do território deve registrar tempo seco e queda na umidade relativa do ar. Segundo o Informativo Meteorológico nº 32/2025, os maiores acumulados de chuva, de até 60 mm, devem ocorrer no norte do Amazonas e do Amapá, enquanto regiões do Centro-Oeste e Nordeste enfrentarão condições de seca, com umidade relativa podendo ficar abaixo de 30%.
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar no extremo norte do Amazonas e na parte central do Amapá, com volumes que podem superar 50 mm (tons em amarelo e laranja na Figura 1). Os maiores acumulados de chuva, da ordem de 60 mm, são previstos para a parte central e norte do Amapá e do Amazonas. Em contraste, no centro-sul do Pará, Tocantins, Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nessas localidades, a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%, conforme a Figura 2.
Em grande parte do interior da Região Nordeste, não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção sul do Maranhão, parte central do Piauí, leste do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, onde os valores podem ficar abaixo de 30% (Figura 2). Em pequenas áreas do litoral nordestino, são previstos volumes de chuva abaixo de 10 mm (tons em azul na Figura 1)
Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável, ou seja, ausência de chuva em praticamente todos os estados (áreas em branco na Figura 1), com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, em que são previstos acumulados de até 10 mm nos próximos dias (tons em azul na Figura 1). Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região para os próximos dias, principalmente no centro-norte do Mato Grosso (Figura 2).
Em relação à Região Sudeste, a previsão indica ausência de chuva para a maior parte de Minas Gerais (exceto no extremo sul do estado) e centro-norte de São Paulo (áreas em branco na Figura 1). Maiores volumes de até 40 mm são previstos no extremo sul de São Paulo (tons em verde na Figura 1), enquanto para o leste do estado, bem como maior parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, são previstos acumulados de até 10 mm (tons em azul na Figura 1). Ressalta-se, também, a umidade relativa abaixo de 30% prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro e centro-norte de São Paulo (Figura 2).
Para a Região Sul, são previstos acumulados de até 50 mm no centro-oeste do Paraná, maior parte de Santa Catarina e mesorregião do Sudoeste Rio-Grandense (tons em verde e amarelo na Figura 1), decorrentes da atuação de um cavado na região. Para outros setores, como o centro-norte do Paraná e mesorregiões do Centro-Oriental e Noroeste Rio-Grandense, são previstos volumes de até 20 mm nos próximos dias (tons em azul e cinza na Figura 1). Destaca-se, ainda, a baixa umidade relativa abaixo de 30% prevista para o norte do Paraná (Figura 2).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura