Expedição Cerrado celebra 15 anos de integração no agronegócio
Grupo de Experimentação Agrícola da Esalq/USP organiza a maior e mais antiga expedição estudantil do Brasil
A chegada da primavera de 2025, que se inicia em 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília), trará mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre sábado (20/9) e quarta-feira (24/9), uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais. Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul e friagem na Região Norte.
Inicialmente, os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul. No domingo (21/9), com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a Região Sul e também chegarão a áreas do Mato Grosso do Sul, podendo atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo no final do dia.
Na segunda-feira (22/9), a frente fria deverá chegar ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais e poderá chegar ao sudoeste da Amazônia.
Na Região Sul, os temporais de sábado e domingo (dias 20 e 21) poderão ser fortes, com descargas elétricas e rajadas de vento. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A partir de segunda-feira, o frio ganhará destaque no Rio Grande do Sul, com declínios de temperatura expressivos. Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana (22 a 24), a queda da temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura