Fitossanidade da soja é destaque no 13ª PA Summit

Evento neste sábado (31) prevê reunir mais de 2,5 mil participantes com informações sobre manejo de pragas e doenças

29.01.2026 | 15:50 (UTC -3)
Dejane Arnhold

O aumento da pressão de plantas daninhas resistentes, pragas e doenças foliares já é uma realidade nas lavouras de soja de Mato Grosso e, safra após safra, esses problemas causam impactos negativos na rentabilidade dos agricultores. Assuntos técnicos como estes serão abordados durante as palestras com resultados de pesquisas apresentadas no PA Summit, evento realizado neste sábado (31/1). Reconhecido como o maior dia de campo de MT, o PA Summit está na 13ª edição e ocorre na Fazenda São Paulo, no distrito de Deciolândia, em Diamantino. De acordo com os organizadores, são esperados mais de 2,5 mil participantes.

Com tradição na apresentação de resultados práticos de pesquisa e soluções aplicáveis ao campo, o PA Summit se consolida como uma das principais vitrines tecnológicas para os cultivos do Cerrado, com cerca de 60 cultivares em avaliação e programação voltada aos principais gargalos da produção nas áreas de soja, milho e algodão.

Em meio à expansão da área plantada de soja em Mato Grosso, que passou de 12,8 milhões de hectares na safra 24/25 para mais de 13 milhões em 25/26, segundo dados do IMEA, o evento ganha ainda mais relevância ao antecipar tendências e orientar decisões em um cenário de custos elevados e margens cada vez mais apertadas.

Plantas daninhas resistentes, doenças e pragas silenciosas

Entre os principais alertas técnicos desta edição estão o cenário e controle de doenças na soja, milho e algodão, estratégias de manejo para caruru (Amaranthus hybridus) e o aumento da incidência de tripes na cultura da soja. As informações serão apresentadas pelo diretor-presidente do Grupo P.A e idealizador do evento, engenheiro agrônomo e agricultor, Paulo Assunção.

De acordo com o especialista, algumas espécies de caruru, como a Amaranthus palmeri têm se espalhado rapidamente pelas áreas produtivas, impulsionadas pela forte produção de sementes, resistência a herbicidas e grande capacidade de competição com a soja. “Em lavouras onde há uma alta infestação dessa planta, as perdas econômicas são muito expressivas. É aí que o produtor precisa agir no momento certo, com mudanças estratégicas, adoção de manejo integrado, rotação de culturas e outras ações, que já demonstram redução significativa da pressão dessa planta daninha,” alerta Paulo Asunção.

As diferentes espécies de tripes, por sua vez, avançam de forma silenciosa pelas lavouras. Além de causarem danos diretos às folhas e brotos — abrindo portas de entrada para patógenos — esses insetos podem transmitir viroses e apresentam variações nas respostas aos inseticidas aplicados nas plantas, o que dificulta o controle da praga.

O objetivo do PA Summit é levar informação técnica de alto nível para que o produtor avalie o cenário que enfrenta na própria fazenda e possa tomar decisões melhores.

“Levamos ao produtor resultados das nossas áreas de pesquisa e orientações práticas para enfrentar problemas reais, especialmente em plantas daninhas, pragas e doenças, sempre conectando manejo com rentabilidade”, afirma.

Do manejo à comercialização, com olhar para economia

Além da fitossanidade, o PA Summit mantém seu diferencial ao integrar conteúdo técnico com estratégias de mercado, além de cenários geopolíticos e econômicos. Um dos destaques da programação é a palestra do engenheiro agrônomo e professor Marcos Araújo, referência nacional em comercialização agrícola e gerenciamento de risco de preços.

Araújo apresentará o Panorama Agrícola da Safra 25/26, abordando oferta e demanda global, perspectivas para soja, milho e algodão e ferramentas de proteção de preços, como contratos futuros, opções e contratos a termos. “Vamos discutir como o produtor pode estruturar a venda da própria produção e proteger sua margem em um cenário de altos e baixos”, explica.

O evento também contará com a participação de Caio Coppolla, comentarista político e analista econômico, atualmente no canal SBT News. Em sua análise, o palestrante vai ampliar o debate sobre os cenários político-econômicos nacionais e internacionais, e seus reflexos diretos no agronegócio.

Estrutura e programação do PA Summit 2026

A edição deste ano terá estrutura indoor, com pavilhão climatizado de cerca de 3,5 mil metros quadrados, área exclusiva para palestras e espaço para 50 expositores, além da área externa para máquinas, veículos e vitrines de cultivos. A programação será dividida em visitas às áreas de cultivares pela manhã, palestras técnicas e político-econômicas e encerramento com foco em comercialização agrícola.

Como novidade, o evento deste ano traz a adoção do ingresso solidário, no valor de R$ 80 (oitenta reais), cuja arrecadação será destinada à APAE e à Assovida, instituições que atuam na região oeste de Mato Grosso. O ingresso inclui café da manhã, almoço, kit do participante e, para estudantes, certificado.

As inscrições podem ser feitas no site (www.agropa.com.br/eventos).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp