Expofeira do Amapá deve movimentar R$ 600 milhões em 2025

De 30 de agosto a 7 de setembro, a feira deve receber mais de 2,9 milhões de visitantes

22.08.2025 | 16:06 (UTC -3)
Flávia Romanelli

A 54ª Expofeira do Amapá será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP) e, promete consolidar o estado como a nova fronteira do desenvolvimento agroeconômico e sustentável do país. A feira é considerada o maior evento de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia, reunindo expositores do agronegócio, da agricultura familiar, da inovação e da cultura em uma programação de nove dias, totalmente gratuita.

A expectativa é que a Expofeira movimente até R$ 600 milhões em negócios, atraia mais de 2,9 milhões de visitantes e gere cerca de 14 mil empregos temporários. Além disso, o evento coincide com um marco simbólico para a economia amapaense: o alcance da marca de 100 mil empregos formais no setor privado.

Para o governador Clécio Luís, os números refletem não apenas a grandiosidade da feira, mas também o momento de transformação econômica vivido pelo estado. “A 54ª Expofeira do Amapá não apenas movimenta a economia e o turismo, mas também projeta o estado no cenário global, em sintonia com a preparação para a COP30, que será realizada na Amazônia brasileira em 2025. É um espaço de negócios, cultura e diálogo que reafirma o compromisso do Amapá com um desenvolvimento sustentável, inovador e socialmente inclusivo”, explica.

ExpoAmazônia

Um dos destaques da edição será a 1ª ExpoAmazônia, que reunirá iniciativas em bioeconomia, sociobioeconomia, energias renováveis, turismo e tecnologias limpas. O espaço deve impulsionar o acesso a financiamentos verdes e ampliar as oportunidades para empreendedores locais, incluindo pequenos produtores com o Selo Amapá e participantes de programas como o “Minha Primeira Empresa”.

Também foi lançado o Desafio Startup Amapá 2025, em parceria com a Fapeap e a Setec, que premiará empresas inovadoras nas áreas de bioeconomia e tecnologia, incentivando soluções regionais criativas alinhadas aos desafios amazônicos.

Além disso, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) tem participação confirmada na 54ª Expofeira, com uma ampla programação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo sustentável.

Instalado em um espaço fixo no Parque de Exposições da Fazendinha, o Rurap vai oferecer oficinas, cursos, palestras, emissão da Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e exposições que evidenciam a integração entre a produção rural e a conservação ambiental.

Entre os demais destaques do evento estão espaços para exposição e plantio de hortaliças da agricultura familiar, pesca artesanal e esportiva, fruticultura irrigada e comercialização de animais, entre outros.

Fortalecimento do setor

A 54ª edição da Expofeira do Amapá também se configura com uma importante estratégia para fortalecer o setor econômico com surgimento de novos negócios e, para impulsionar a geração de emprego e renda, o Governo do Estado leva para o Parque de Exposições da Fazendinha, diferentes serviços de apoio ao empreendedorismo, como as diretrizes do programa Minha Primeira Empresa, que serão apresentadas aos visitantes. A Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) é responsável pela coordenação da política pública em parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

Ao unir tradição, negócios, inovação e cultura, a Expofeira 2025 reforça a importância do agronegócio e do empreendedorismo regional como motores de desenvolvimento sustentável. Para o governo e os organizadores, o evento se consolida como uma vitrine de oportunidades capaz de projetar o Amapá no cenário nacional, atraindo investimentos e fortalecendo a economia com base em práticas modernas e sustentáveis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025