Guilherme Terribili assume nova função na EuroChem
Executivo passa a responder pela diretoria comercial e de operações Cerrado, reforçando a atuação da empresa na região
A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) completou nesta quinta-feira (23) 62 anos de fundação, consolidada como uma das principais forças do cooperativismo agroindustrial brasileiro. Com sede em Cafelândia (PR), a cooperativa reúne 10,6 mil cooperados e 16,2 mil colaboradores, integrando atividades do campo à indústria.
Em 2025, o faturamento anual da Copacol deve se manter próximo de R$ 10,6 bilhões, resultado da diversificação produtiva e da presença crescente no mercado externo. A cooperativa ocupa a quinta posição entre as maiores de produção do país, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A estrutura produtiva abrange 295 mil hectares cultivados com soja, milho e trigo no Oeste e Sudoeste do Paraná. No segmento industrial, a cooperativa responde pela produção anual de 215,5 milhões de aves, 56,09 milhões de peixes, 602,6 mil suínos (entregues à Central Frimesa) e 13,3 milhões de litros de leite. Os produtos da marca estão presentes em 84 países, com filiais comerciais em Curitiba, Campo Grande, São Paulo, Brasília, Bebedouro e Dubai.
A Copacol recolhe cerca de R$ 390 milhões em impostos por ano, montante que reforça a importância da cooperativa para o desenvolvimento regional. Além da atuação econômica, mantém programas voltados à formação de jovens e ações sociais nas comunidades onde está presente.
“As famílias enfrentaram muitos desafios no decorrer dessas décadas para que as novas gerações desfrutassem de condições melhores para trabalhar e viver. A Copacol se tornou a sustentação dos negócios dos cooperados, que geram renda e emprego nas cidades que têm estruturas da Cooperativa. E assim, compartilhamos resultados com todos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol (na foto acima).
Criada em 1963, a Copacol foi idealizada pelo padre Luís Luise e um grupo de 32 agricultores para levar energia elétrica ao campo. Seis anos depois, passou a atuar diretamente na agricultura e, em 1982, inaugurou a primeira Unidade Industrial de Aves do Oeste do Paraná, marco que impulsionou a diversificação da produção com suínos e leite.
Em 2008, a cooperativa ampliou o portfólio com o primeiro sistema integrado de piscicultura da América Latina, que hoje processa 190 mil tilápias por dia nas unidades de Nova Aurora e Toledo, tornando a Copacol a maior produtora de tilápias da América do Sul.
Segundo Pitol, a cooperativa agora busca expandir sua presença global e fortalecer certificações de qualidade como ISO 9001, GMP+, BRCGS, BAP/SPS, APPCC, Bem-Estar Animal NCC e Halal, voltadas à exportação de alimentos com padrões internacionais de sustentabilidade e segurança alimentar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura