Logística nos portos trava embarque de café e gera perdas
Exportadores têm prejuízo logístico de R$ 11,9 mi com não embarque de café em novembro
A partir de hoje (08/01), começa a temporada dos Dias de Campo e Shows Tecnológicos da safra de verão, promovidos pelas cooperativas paranaenses pelos próximos 60 dias. São mais de 20 eventos que trarão o que há de melhor nas tecnologias que os cooperados estão utilizando e no que está sendo pesquisado e testado para as próximas safras.
“Os dias de campo são realizados há diversas décadas e, a cada safra, vêm sendo aperfeiçoados com experimentações agrícolas e pecuárias que são desenvolvidas ao longo de todo o ano pelos pesquisadores e assistência técnica nas fazendas e estações experimentais das cooperativas”, destaca o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.
Ele lembra ainda que são mais de 3.500 engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas, de pesca, médicos veterinários, zootecnistas, entre outros profissionais das Ciências Agrárias que trabalham nas cooperativas agropecuárias, juntamente com as empresas de pesquisa, desenvolvimento e extensão, que levam as melhores soluções ao quadro social dos mais de 215 mil cooperados das 62 cooperativas desse ramo no Paraná.
“São experimentos com as novas cultivares, variedades com eventos de biotecnologia; utilização de novas moléculas, manejo de fertilizantes e dosagens de defensivos para controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Há estações de pesquisa com rotação de culturas, técnicas para reduzir a compactação, melhora a conservação e a correção dos solos; aumentar a palhada no campo; plantio direto; integração lavoura x pecuária x floresta; recuperação de áreas com baixa fertilidade natural entre outras, tecnologias”, acrescenta.
Há ainda novidades em máquinas e implementos e na área de pecuária. “As cooperativas e a Ocepar acreditam muito na ciência e pesquisa, dado que praticamente todas têm campos de teste e experimentação das inovações para deixar seus cooperados sempre muito bem-informados e preparados para os desafios do setor mais relevante da economia brasileira, pela representação no PIB, geração de empregos e nas exportações”, finaliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura