Coamo inaugura unidades de beneficiamento de sementes em MS

Cada unidade tem capacidade para 250 mil sacas de sementes; investimentos somam R$ 60 milhões

29.10.2025 | 14:56 (UTC -3)
Coamo, edição Revista Cultivar

Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, a Coamo inaugurou nesta semana novas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Cada unidade tem capacidade para 250 mil sacas de sementes, com tecnologia de armazenamento climatizado e equipamentos de última geração. 

Para José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, o novo sistema de beneficiamento é um importante investimento realizado pela cooperativa. “É o ponto máximo que chega no beneficiamento de semente, que é o tratamento contra fungos e pragas, com temperatura controlada. Os armazéns possuem ar-condicionado, garantindo que a semente fique refrigerada o ano todo e mantenha a germinação no plantio”, afirma. 

Gallassini também destaca que o novo modelo tem assegurado bons resultados e ausência de reclamações quanto à germinação. As novas estruturas também aproximam a produção de sementes dos cooperados sul-mato-grossenses. “Trouxemos a semente produzida no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para tratamento e entrega ao cooperado no momento do plantio”, explica.

Importância do cooperativismo 

Os investimentos realizados no Mato Grosso do Sul, segundo Gallassini, são resultado da participação ativa do cooperados na Coamo. O presidente salienta que o quadro de cooperados do estado é de grande importância, já que o volume de sementes e insumos adquiridos é igualmente significativo, viabilizando economicamente os investimentos. 

Além de ampliar a estrutura, o objetivo das novas unidades é gerar mais produtividade e renda no campo. “O cooperado vai ter uma semente de qualidade de tudo que ele produz. Temos visto a satisfação e o reconhecimento dos cooperados quanto à germinação e à qualidade das sementes Coamo”, conclui.

Projeto e visão de futuro 

As duas novas unidades são resultado de um projeto de longo prazo voltado à melhoria dos serviços oferecidos aos cooperados. Segundo Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, a iniciativa faz parte do Programa Sementeiro de Excelência, que aprimora todo o processo de seleção e produção de sementes. 

Nas novas UBS, a temperatura é mantida entre 13 e 15 graus, preservando a qualidade e o vigor das sementes. “Criamos uma estrutura de equipe de sementes a campo para selecionar o que há de melhor na produção. Essa etapa de beneficiamento é o estágio final, garantindo condições ideais de temperatura e umidade”, destaca Galinari. 

A expansão da Coamo em Mato Grosso do Sul é resultado de um trabalho iniciado há duas décadas. De acordo com Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, a cooperativa decidiu se instalar no estado não para apenas fazer uma experiência, mas para permanecer e reforçar o cooperativismo da região. “Essas unidades de beneficiamento são mais um passo. À medida que os cooperados continuarem respondendo em volume e adquirindo sementes Coamo, poderemos construir outras estruturas semelhantes em diferentes regiões”, avalia. 

Benefícios e diferenciais

Os dois armazéns climatizados com capacidade de 250 mil sacas cada garante precisão na dosagem dos produtos e proteção contra pragas e doenças, com benefícios diretos para o cooperado. Além disso, o cooperado não precisa mais realizar o tratamento na propriedade, evitando a exposição de funcionários a produtos químicos e reduzindo riscos ambientais. “São equipamentos de última geração, o que há de melhor em sementes e tratamento de sementes”, ressalta Dias. 

A nova máquina de tratamento de sementes industrial é considerada a maior do país, com características que a tornam única também em nível mundial. “É uma máquina desenvolvida especialmente para atender às necessidades da Coamo e dos cooperados, permitindo o armazenamento da semente em condição ideal até próximo à data do plantio”, explica Roberto Destro, gerente de Sementes da Coamo. 

Segundo ele, a implantação das novas unidades permitirá maior eficiência logística e operacional. “Vamos começar um trabalho de planejamento com os cooperados, tratando as sementes mais próximo do plantio, evitando que fiquem armazenadas por longos períodos e percorram grandes distâncias. Isso reduz gargalos e mantém a qualidade da semente”, ressalta. 

Com as novas unidades, os cooperados do Mato Grosso do Sul terão acesso a sementes beneficiadas, tratadas e armazenadas com tecnologia de ponta, mais próximas de suas propriedades e prontas para o uso no momento ideal de plantio. “É mais um serviço que a Coamo oferece ao cooperado, garantindo qualidade e eficiência em toda a cadeia produtiva”, conclui Destro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025