Colheita da soja atinge 88% da área plantada no RS
Foi registrada melhora na qualidade dos grãos nas últimas semanas
A Cargill foi a vencedora do leilão realizado hoje para arrendamento da área portuária conhecida como PAR15, em Paranaguá, no estado do Paraná. A região, que abriga o maior porto graneleiro da América Latina, teve três dos seus terminais licitados e deve receber investimentos importantes no aumento de capacidade, modernização das estruturas e investimentos em infraestrutura logística.
O terminal portuário que atualmente já é operado pela Cargill possui uma área de 43.279 m² e tem capacidade de armazenagem de 115 mil toneladas, distribuídas em quatro silos horizontais. Movimentando grãos e farelo de soja, provenientes do transporte rodoviário e ferroviário, a unidade conta atualmente com cerca de 200 funcionários.
“Paranaguá tem uma localização estratégica para o escoamento dos grãos e farelo brasileiros para diferentes mercados. Ficamos muito satisfeitos ao vencer o leilão e ter a garantia de que nos próximos 35 anos seguiremos com capacidade sob nossa gestão para atender os nossos clientes nas duas pontas da cadeia agrícola: os produtores rurais, que precisam levar seus produtos aos mercados consumidores, e os clientes de destino, que precisam dos alimentos produzidos no Brasil”, explica Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e do Negócio Agrícola na América Latina. “Este ano celebramos 60 anos da Cargill no Brasil e a nossa relação com o estado do Paraná vem de longa data: nossa primeira fábrica no País, em Ponta Grossa, opera há 52 anos e estamos no Porto de Paranaguá há 35 anos”, completa.
A arrendatária será responsável pela melhoria do sistema de recepção rodoviária para atender pelo menos 2,2 milhões de toneladas por ano, incluindo a instalação de quatro novas balanças e dois novos caminhões basculantes até o quinto ano do contrato. Também será responsável pela implantação dos novos berços de atracação no "Píer T" e das estruturas para sua operação.
Porto PioneiroAlém dos volumes movimentados, Paranaguá tem se destacado pelas ações realiza em prol da sustentabilidade de suas operações. Navios considerados “verdes” têm prioridade de atracação no local, que foi o destino da viagem inaugural do navio Pyxis Ocean, fretado pela Cargill, que é o primeiro cargueiro a cruzar os oceanos com ajuda da força do vento para aumentar sua eficiência energética e reduzir o impacto das emissões de carbono.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura