ABMRA reconduz atual diretoria para o biênio 2026/27

Decisão reforça o trabalho que o grupo está desenvolvendo e que pode ser conferido no Relatório de Atividades 2025 ABMRA

17.12.2025 | 14:52 (UTC -3)
Marcos Araújo

O atual presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos (na foto), e os atuais Diretores foram reconduzidos para liderarem a entidade no biênio 2026/27. Com isso, a ABMRA dá continuidade a um trabalho focado em fortalecimento institucional, ampliação do diálogo com o mercado e valorização das boas práticas de comunicação no agronegócio brasileiro. Tanto a diretoria quanto os conselheiros começarão a exercer o novo mandato a partir de janeiro de 2026. 

Sob a liderança de Ricardo Nicodemos, a ABMRA tem ampliado sua atuação como referência nacional para empresas, agências e veículos de mídia. Entre os avanços estão o crescimento da base de associados, o lançamento da 9ª edição da Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, a participação em eventos estratégicos do setor, fortalecimento do atual portfólio de serviços e produtos e a correalização e curadoria do Global Agribusiness Festival 2026 (GAFFFF). 

Para Ricardo Nicodemos, a recondução representa a continuidade do compromisso da ABMRA em promover uma comunicação cada vez mais qualificada e estratégica no Agro. “Assumir mais um ciclo à frente da ABMRA reforça nossa responsabilidade em fortalecer o marketing como pilar essencial para a evolução do agronegócio brasileiro. Seguiremos trabalhando para ampliar o conhecimento, valorizar as boas práticas, conectar o mercado e apoiar empresas e profissionais na construção de uma comunicação cada vez mais criativa e relevante”, avalia. 

Composição da nova diretoria

Presidente 

  • Ricardo Nicodemos da Silva

Vice-Presidente e Diretor do ABMRA Ideia Café 

  • Julio César Cargnino

Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor do HUB de Mídia de Serviços ABMRA 

  • Roberto Fernando Alves de Souza

Diretor dos Comitês ABMRA 

  • Daniel Ribeiro

Diretor da Mostra de Comunicação do Agro ABMRA 

  • Alberto Meneghetti

Diretor do Projeto Conexões ABMRA 

  • Ricardo Cristin Krauz

Diretor do Congresso de Marketing do Agro ABMRA 

  • Wanderson Tosta

Diretor do Projeto Cases & Causos ABMRA 

  • Daniel Fontão de Pauli

Diretor da Academia ABMRA 

  • Gabriel Saul Maialli dos Santos

Conselho da ABMRA

A renovação também inclui o Conselho da ABMRA, responsável por apoiar a entidade na condução estratégica das iniciativas da Associação. 

Presidente do Conselho Consultivo 

  • Donário Lopes de Almeida

Conselheiros 

  • Adriano de Castro Henriques 
  • Guilherme Soria Bastos Filho 
  • Luciana Florêncio de Almeida 
  • Marcelo Augusto Boechat Morandi 
  • Marcelo Duarte Monteiro 
  • Paulo do Carmo Martins 
  • Pedro de Camargo Neto 

Relatório de atividades 

A ABMRA acaba de divulgar o Relatório de Atividades 2025, documento que reúne as principais ações realizadas ao longo do ano e sua contribuição para o fortalecimento da comunicação no agronegócio. Entre os destaques estão o Projeto Conexões e a tradicional Pesquisa Hábitos do Produtor Rural. 

O Projeto Conexões ABMRA ampliou sua atuação como elo entre o agronegócio e o universo do marketing. A iniciativa promove alianças com associações, instituições e entidades dentro e fora da porteira, fortalecendo a troca qualificada de informações entre os diversos segmentos do setor.  

Como única entidade que reúne todo o ecossistema do marketing Agro desde anunciantes, agências e veículos de mídia, a ABMRA tem a capacidade de transformar o repertório de dados e conhecimento em insumos estratégicos para apoiar a evolução de outros setores. Em 2025, o programa avançou de forma consistente ao consolidar novas parcerias e reforçar a visão integrada que a associação mantém sobre o mercado. 

Já a Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, o mais completo estudo sobre comportamento do produtor brasileiro, chegou à sua nona edição reafirmando o papel de referência para empresas e profissionais. Desde 1986, o levantamento realiza entrevistas presenciais nas fazendas para garantir precisão e profundidade nas informações coletadas.  

Na edição atual, foram 3.100 entrevistas em 16 estados, com 280 questões aplicadas a produtores de 15 culturas e quatro rebanhos. O estudo detalha hábitos de mídia, comportamento de compra, atributos de marca, perfis produtivos e diferenças regionais. Os cotistas têm acesso a um software exclusivo que permite cruzar dados e gerar análises personalizadas por cultura, rebanho, porte e localização da propriedade. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura